Acessibilidade:

Transparência

Gestão da prefeita Lila intensifica combate contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Alegrete

Saúde - 30 de Novembro de 2021 - 14:22:41

...

Em ato de prevenção contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Alegrete do Piauí em parceira com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Secretarias de Saúde e Educação, realizaram uma ação educativa com a fixação de cartazes nos diversos logradouros públicos do município alusiva a Campanha Nacional contra o Abuso e à Exploração Sexual de Criança e Adolescentes.

A campanha acontece anualmente e é celebrada na data de 18 de maio e tem como finalidade mobilizar, conscientizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.

Neste ano tem como tema “Faça Bonito em Casa Também” e o lema “Esquecer é permitir, lembrar é combater”.

No “Dia D” da campanha a secretária de Assistência Social, Ariane Santos, explica que a ação tem como finalidade intensificar a prevenção e principalmente alertar para a denúncia contra exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes.

Ela orienta que a população faça denúncias através do o número Disk 100 que é utilizado contra o tipo de crime e a identidade do denunciante é mantida em total sigilo.

Segundo, Ariane, o abuso sexual contra crianças e adolescentes expande cada vez mais principalmente em tempos de pandemia dentro de casa onde muitas vezes são cometidos pelos próprios cuidadores.

Ao meio da foto, Ariane fala sobre a importância da campanha

“Essa campanha visa conscientizar a população sobre a responsabilidade de todos protegerem crianças e adolescentes contra esse mal”, enfatiza a secretária de Assistência Social de Alegrete do Piauí.

O Conselho Tutelar é um órgão direto juntamente com os demais órgãos do município que lutam para expandir cada vez mais as informações para que o abuso e exploração sexual seja combatido.

A prefeita Lila Alencar esteve com a equipe na distribuição e fixação de cartazes e enfatizou a importância da campanha para prevenção.

“É muito importante que tanto a sociedade como o poder público siga sempre no combate a esse tipo de crime contra crianças e adolescentes, pois nossos jovens precisam de carinho, amor e afeto. É direito assegurar a eles educação, saúde, lazer, moradia digna. Vamos combater a violência contra nossas crianças e adolescentes. Não podemos nos calar”, enfatiza Lila Alencar.

As ações estão sendo realizadas também por meio de vídeos, ou seja, de forma remota por conta da pandemia do novo coronavírus COVID-19.

Por que a Campanha é celebrada em 18 de Maio?

A data escolhida para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi o 18 de maio porque neste dia, em 1973, um crime bárbaro ocorrido na cidade de Vitória (ES), conhecido como o “Caso Araceli”, chocou todo o país.

A menina, de 8 anos, foi raptada, estuprada e morta em um crime que até hoje permanece impune. Por isso o dia 18 de maio é muito importante para lembrar que toda a sociedade tem a responsabilidade de denunciar qualquer tipo de violência contra criança, sobretudo as violências sexuais.

Cidades na Net