SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

Jornada Pedagógica em Alegrete do Piauí discute tendências e perspectivas na nova educação

Educação - 30 de Novembro de 2021 - 13:31:02


...

A Secretaria de Educação de Alegrete do Piauí iniciou nesta terça-feira, 23 de fevereiro, a Jornada Pedagógica 2021.1, com o tema “Tendências e perspectivas na nova educação”.

O evento realizado na Escola Antônia de Sousa Alencar, conta com o apoio da Prefeitura, na gestão “Juntos somos mais fortes” da prefeita Lila Alencar e do vice-prefeito Manoel de Zé Pedro. A jornada prossegue até a próxima quinta-feira, dia 25.

Nesta terça-feira, o  primeiro dia da programação iniciou pela manhã com credenciamento, café da manhã, pronunciamento das autoridades como a prefeita, vice-prefeito, secretária de educação e a palestra com a psicóloga Rayane Coelho, que abordou o tema Saúde mental e educação: impactos e desafios em tempos de pandemia.

Estiveram presentes: a prefeita Lila Alencar; o vice-prefeito, Manoel de Zé Pedro; a secretária de Educação, Virgínia Célia; a coordenadora geral de Ensino, Valdênia Silva; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Neta Ramos; a diretora da Escola Antônia de Sousa Alencar, Maria do Socorro; a psicóloga, Rayanne Coelho; palestrante Antônio Silva; diretores; professores; coordenadores e demais profissionais da Secretaria de Educação de Alegrete do Piauí.

Na abertura da Jornada Pedagógica, a prefeita Lila Alencar, falou sobre sua gratidão, melhorias na educação municipal para 2021 e o valor que tem o ato de servir. “O professor é de tudo um pouco”, destacou anunciando conquistas para o município como a construção do Polo UAB de Alegrete, aquisição de veículos e unidade de ensino infantil e elogiou as ações do prefeito Márcio Alencar.

“Já estamos em andamento com a construção do polo universitário e a empresa ganhadora do processo licitatório é da Bahia. Temos para receber uma creche, o transporte o escolar e um veículo para aquisição de alimentos. Todas as minhas palavras são de gratidão a Deus porque é bom servir. Servir a cada um de vocês com carinho e dedicação. Hoje posso ser servida por vocês que me ajudam a administrar e progredir mais nossa cidade. Quero que cada um de vocês dê o melhor por onde passarem porque a colheita vem. Juntos, todos somos mais fortes e assim vamos crescer. Agradeço a cada um que contribuiu para que viesse acontecer. À zeladora, o vigia, professores, diretores, coordenadores. Minha eterna gratidão por cada um de vocês. Todo nosso trabalho vem de Deus. Dediquem se cada vez mais às crianças e a transformação de vida que é muito importante. Que Deus derrame a abundante graça de conquistas e vitórias”, disse a prefeita de Alegrete do Piauí.

Vice-prefeito, Manoel de Zé Pedro, em sua fala, inicialmente, saudou todos os docentes e participantes, afirmando que continuará com o empenho para manter a educação do município.

“Vocês estão de parabéns pela gestora ter experiência na educação. Tivemos a gestão do prefeito Márcio que fez o possível para que a Educação aconteça e não vai ser diferente na nossa gestão e dessa equipe que faz a Secretaria de Educação, os docentes em sala de aula. Acreditamos no potencial e habilidade de cada uma de vocês e assim teremos a educação para nossos filhos de qualidade”, disse o vice-prefeito de Alegrete.

A secretária de Educação, Virgínia Célia, destacou que o papel do profissional da Educação é primordial para o sucesso e a construção de uma sociedade melhor. Um dos fatores que Virginia muito frisou foi união e companheirismo.

“Peço unidade na nossa secretaria. Quero que seja um ano de muita união, sabedoria, discernimento e que possamos sanar nossas dúvidas. É necessário o companheirismo entre os colegas para se ajudarem. Sabemos que professores estarão envolvidos com alunos, os coordenadores com os professores. O momento não é fácil. É de muita aprendizagem. Nesse momento de pandemia houve momento de união e aproximação das famílias, momentos de reflexão […]”, relatou.

“No entanto sabemos que essa cadeia composta por secretaria, diretores, coordenadores, professores e alunos, com união, dando o melhor de si, com certeza as coisas fluirão e teremos resultados positivos. Vamos trabalhar sempre em união, valorizando ao outro com muita ética e todo o cuidado porque essa cadeia educacional é para formar cidadãos, cuidar das nossas crianças e nossos jovens”, concluiu a secretária de Educação de Alegrete do Piauí.

A psicóloga Rayane Coelho, abordou em sua palestra sobre saúde mental no tocante ao potencial dos professores que durante a pandemia foram atingidos pela ansiedade consequentemente afetando na saúde e na aprendizagem do aluno.

Segundo ressaltou, os índices de ansiedade durante a pandemia da Covid-19 cresceram na educação, principalmente envolvendo professores.

Alguns desafios a serem encontrados na educação são elencados pela psicóloga. Dentre eles o aumento da ansiedade; tendência de aumento de conflitos entre os pais e de comportamentos agressivos entre os alunos; dificuldade de concentração; insônia; depressão; suicídio – em casos mais graves.

“Vamos iniciar o ano letivo de 2021 falando sobre saúde mental, de como cuidar da saúde mental de professores e consequentemente dos alunos mesmo em atividades remotas porque vai auxiliar no ensino-aprendizagem. Devido essa pandemia muitos professores estão desmotivados e esse primeiro momento, essa palestra, foi também para motivá-los e mostrar que eles são capazes e têm potencial para resgatar, assim irão desenvolver um bom ensino para os alunos. Mesmo nas atividades remotas eles podem se destacar e buscar o melhor para os alunos de Alegrete”, destacou a psicóloga Rayne Coelho.

No período da tarde desta terça-feira, a jornada seguiu com o palestrante Antônio Silva. O profissional falou sobre Tendências e perspectivas na Nova Educação. Mestrando em Ciências da Educação, Antônio repassou orientações de como colocar o currículo Piauí na prática.

O currículo do Piauí é um documento que está homologado dentro do município de Alegrete e é referencial curricular que deve ser adotado nas escolas municipais tanto na rede pública quanto na educação particular do Ensino Infantil até o 9º ano.

“Estamos trazendo hoje orientações de como o professor fazer isso no dia a dia, em um período de pandemia trabalhando as habilidades e competências que estão previstas dentro desse documento que está direcionado por dez competências gerais e dividido em duas etapas sendo uma a educação infantil e a outra o ensino fundamental”, explicou Antônio Silva.

Programação

Na quarta-feira, dia 24, pela manhã, às 08h, o momento de boas-vindas. Logo mais às 08h30min, será ministrada palestra sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação nas aulas remotas com o palestrante Edivan Gonçalves que vai ministrar também treinamento do Google Classroom.

Às 10h será o momento de intervalo. 10h45min haverá o retorno com o palestrante e às 12h o almoço. Durante a tarde do dia 24, será trabalhado sobre protocolo na volta às aulas com a palestrante Kelia Ramos. A palestra está marcada para iniciar às 14h. De acordo com o cronograma, o às 15h30min o intervalo. Às 16h os informe sobre lotação  e às 17h o encerramento da Jornada Pedagógica 2021.1.

No dia 25, última etapa da jornada em Alegrete, haverá planejamento por segmento às 08h.

Aulas remotas

Para o ano de 2021 as aulas serão ministradas em caráter remoto. Aproximadamente 780 alunos estão matriculados na rede municipal de ensino de Alegrete do Piaui. A expectativa é que o número de alunos aumente após a Jornada Pedagógica com ações do Busca Ativa Escolar que tem como finalidade identificar crianças e adolescentes que estão fora da escola e ajuda-los a voltar às salas de aula, permanecer e aprender.

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, foi desenvolvido o guia Busca Ativa Escolar em Crises e Emergências, para apoiar governos estaduais e municipais na garantia do direito à educação de cada criança e cada adolescente em situações de calamidade pública e emergências, tais como pandemias – a exemplo da causada pela Covid-19, desastres naturais e outras.

A Busca Ativa Escolar permite que as pessoas enviem informações sobre crianças e adolescentes fora da escola pela internet, por meio de aplicativo ou por SMS. Uma equipe intersetorial local toma as medidas necessárias para a matrícula, permanência e aprendizagem.

Cidades na Net