SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

Lila Alencar toma posse e torna – se 1ª mulher prefeita de Alegrete do Piauí; vice e nove vereadores também foram empossados

Social - 30 de Novembro de 2021 - 13:24:43


...

Pela primeira vez na história de Alegrete do Piauí em seus 28 anos de emancipação política, uma mulher foi eleita prefeita do município. Lila Alencar (PT) venceu as eleições municipais do dia 15 de novembro ao obter 1.920 votos com o vice-prefeito Manoel de Zé Pedro (Progressistas).

Nesta sexta-feira, 1º de janeiro 2021, a prefeita Lila junto com o vice-prefeito Manoel de Zé Pedro e os nove vereadores foram empossados para o cargos. A solenidade aconteceu no Centro Esportivo José Amirtes Sobrinho e foi restrita apenas para o envolvidos na posse devido as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.

O Ato de Posse foi iniciado às 19h. Na ocasião, os eleitos foram acolhidos com euforia pelo público presente. Ainda na programação houve o momento de benção dos eleitos, conduzidos pela pastora Maria do Rosário e o pastor Adriano da Igreja Evangélica Verbo da Vida.

Além da prefeita e vice-prefeito, foram empossados os vereadores: Erasmo Araújo (PT), Caitana Oliveira (PT), Cláudio do Milton (PT), Luís Carlos (PT), Leonardo Costa (PT), Dadá (PT), Mateus Vicente (Solidariedade), Nerinho do Sindicato (Solidariedade) e Bel Ramos (Republicanos). O primeiro momento foi presidido pelo vereador mais votado, Mateus Vicente Ramos Rodrigues (Solidariedade).

Após a posse dos vereadores aconteceu a eleição para Mesa Diretora referente ao mandato 2021/2022. Presidida pelo vereador com maior número de votos os nove vereadores votaram e com sete votos válidos, o vereador Claudilto Rodrigues Ramos, o Cláudio do Milton, foi eleito presidente da Casa Legislativa. O cargo de vice-presidente foi ocupado por Erasmo de Araújo Lima, o segundo vice – presidente é o vereador  Leonardo Leal Ferreira, o 1º secretário é Luis Carlos Ramos Rodrigues e a  parlamentar Isaulina Francisca Ramos Sousa, exercerá o cargo de 2º secretária.

_Posse prefeita e vice:

O primeiro ato da nova mesa diretora foi dar posse a nova prefeita Lila Alencar e Manoel de Zé Pedro. Empossada, Em seu primeiro pronunciamento oficial, bastante emocionada, a primeira mulher a conquistar o cargo majoritário em Alegrete, Lila Alencar, em suas palavras destacou e agradeceu ao prefeito Márcio Alencar que representa o grupo político vencedor, assim como também aos que apostaram no trabalho.

“Sinto-me honrada em ter sido a primeira mulher   prefeita eleita de Alegrete do Piauí. Hoje resumo meu discurso em uma única palavra “gratidão” primeiro a deus, aos meus familiares, meu esposo, meus filhos, minha neta (Maria Isis, que com toda a sua inocência pedia “faz o L da vovó”) e a todas as famílias amigas que nos confiaram com o voto a oportunidade de governar a nossa querida Alegrete. Este momento representa o início de uma nova trajetória e junto ao meu vice-prefeito Manoel José de Sousa, quero concretizar o nosso plano de governo. Encerra-se uma gestão com brilho reluzente que reflete o sucesso, que muito bem retrata a visão de um grande homem, grande gestor, grande administrador que lutou incansavelmente junto a sua esposa Andrea Sousa, pelo povo do nosso município. Márcio, minha gestão será a continuidade da sua, onde juntos somos mais fortes, com sentimentos de trabalhar com seriedade e responsabilidade para um desenvolvimento mais promissor”.

Lila lembrou de seus pais e da trajetória política de sua família. “Neste momento histórico não posso deixar de lembrar do início da forte representatividade de meus pais, que com grande simplicidade e humildade fez da sua família nesta cidade, grandes homens e mulheres de bem. Na história política o meu irmão Edilton Alencar junto ao poder público, é uma imagem respeitada até os dias atuais, representando a nossa família, continuarei honrando toda esse legado, com bons amigos e para os amigos, darei minha contribuição na construção de novos projetos e ações para nossa cidade, pois desde muito jovem aprendi a ter responsabilidades, e descobri que somos capazes de trabalhar, construir, e vencer novos desafios”.

Ao final do discurso ela fez agradecimentos. “Agradeço de forma respeitosa ao casal de pastores da igreja verbo da vida, pastor Adriano e Maria Antônia, pois com os seus ensinamentos através da palavra de deus me direcionou ao conhecimento da palavra da fé. E com esta fé em deus, prudência, senso de responsabilidade e justiça que assumo o mandato de 2021 a 2024, cumprindo com determinação de cuidar do povo, e para essa nobre missão peço a benção de deus, peço também a todos que irão fazer parte dessa gestão que em nossa estrutura administrativa, prevaleça o carinho, o respeito, o compromisso, tornando um cenário de organização e trabalho honroso na esperança de fazer sempre o melhor para os nossos munícipes”.

A prefeita empossada disse que vai trabalhar em harmonia com a Câmara. “Aos amigos vereadores, desejo um bom mandato, onde possamos ter elo entre o executivo e o legislativo, com a certeza que teremos uma câmara comprometida e com interesses de servir as necessidades da nossa população. Encerro meu discurso falando, que deus nos deu uma cidade abençoada, de um povo alegre, guerreiro e acolhedor. Mas cumpre a nós alegretenses torna-la ainda mais prospera justa e humana, tendo em vista que a nossa cidade é o lar de todos. Desejo um feliz ano novo a todos, declaro muita paz, saúde e conquistas, sintam-se todos abraçados e. que deus os abençoem. Meu muito obrigado!”.

Em seu discurso, o ex – prefeito Edilton Alencar, relembrou a trajetória política da família Alencar e disse que sempre governaram para os mais humildes.

“Essa é a sexta vez que o grupo político da minha família Alencar, governa o município. fui o primeiro prefeito de Alegrete do Piauí e administrei a cidade do ano 1992 a 1996, eleito novamente em 2000, comandei o município até 2004, no mesmo ano fui reeleito e permaneci no cargo até 2008. Ajudei a eleger ainda na sua trajetória política dois sucessores, os ex-prefeitos Manoel Afrânio Ramos e Joaquim Leal Neto. Em 2012 elegemos meu filho, Márcio William Maia Alencar, numa eleição histórica, onde vencemos o prefeito da época, Joaquim Leal Neto.  Nas eleições de 2016, Márcio foi candidato a reeleição e vencemos a disputa com mil novecentos e cinquenta e seis votos, o equivalente a 53.04% dos votos válidos. A maioria sobre o segundo colocado foi de duzentos e vinte e quatro votos. Agora em 2020, mesmo em meio à pandemia da Covid, elegemos a primeira mulher prefeita da história, Lilian Alencar. Ela é professora, mãe, avô e querida por todos na cidade pela sua simplicidade e humildade e vai fazer um bom mandato”, disse.

O ex-prefeito, Márcio Willians Maia Alencar, que apoiou e coordenou a campanha vitoriosa de Lila e Manoel, destacou a alegria de passar o comando do município para sua tia e pediu que ela cuide do povo como ela. “Saio do meu segundo mandato com o sentimento de dever cumprido. Deixo importantes obras e ações para dar continuidade por tia Lila. Agradeço a todos funcionários que estiveram comigo ao longo desta jornada. Me coloco a disposição para ajudar no que for preciso. Vamos celebrar a posse da primeira mulher prefeita cidade. A luta é árdua, mas é gratificante cuidar do povo. Temos hoje uma cidade limpa, organizada, uma Prefeitura equilibrada. Cuide tia dos mais favorecidos. Invista em Educação, Saúde, no Social, na Cultura. Estamos juntos. Feliz ano novo”, disse sendo bastante ovacionado.

Diversas autoridades participaram da sessão, dentre estes, as ex- primeira dama Andrea Sousa e Virginia Célia, o esposo da prefeita Lila Alencar, Luiz Humberto, filhos Antônia Maria e Alberto Vitor, genro Lucas e neta Maria Isis, ex – secretários municipais, Jean Oliveira (Finanças), Ana Carla (Saúde), Patrícia Sousa (Cultura) Valdênia (Educação), Dedito (Esporte), a senhora Paloma (assessora especial da prefeita que organizou a cerimônia), a enfermeira Janaina Alencar (que fez o cerimonial do evento),  dentre outros.

 

Cidades na Net