Saúde e Educação de Alegrete do Piauí realizam Programa Saúde na Escola e promovem cuidados a alunos da rede municipal

Data de Publicação: 21/11/2022

As secretarias municipais de Saúde e de Educação de Alegrete do Piauí realizaram o PSE (Programa Saúde na Escola), programa que promove cuidados a alunos da rede municipal de ensino.

O programa visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população.

Profissionais de diversos segmentos da Saúde participaram das ação que contou com uma programação de palestras, consultas, testagens de covid-19, e atividades recreativas nas escolas.

A iniciativa tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio da promoção, prevenção e atenção à saúde,  por meio do enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Com a união da secretarias de saúde e educação às ações foram realizadas nos dias 24, 25, 26 e 27 de outubro e 09 de novembro em todas as escolas do município tanto da sede e quanto da zona rural.

As ações foram realizadas nas seguintes instituições:

U.E Maria Juceneuda Maia (manhã e tarde)

U.E Pedro Cazé (Malhada Alta) – (manhã e tarde)

U.E Joaquim Pereira Filho (Boa Vista) – (manhã)

Creche Tia Ozay Maia (Manhã e Tarde)

Creche Mãe Maria (manhã e tarde)

U.E Tertuliano Sanches Leal (tarde)

U.E João Jacob de Araújo (manhã)

U.E Francisco Elpídio Ramos (manhã)

U.E Antônio Gonçalo (Pocinhos) – (manhã)

U.E Antônio de Sousa Alencar (manhã e tarde)

Secretário de Saúde, Walter Ramos

Secretário Municipal de Saúde, Walter Ramos, explicou o funcionamento do programa e agradeceu os envolvidos na realização:

“Visando avaliar como anda a saúde dos nossos estudantes e profissionais da educação, a secretaria de saúde levou a sua equipe multiprofissional para cobrir todo evento, no qual compareceram nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiras, agentes de saúde, equipe da vigilância, técnicos de enfermagem, educador físico, psicóloga, dentistas e auxiliares, fonoaudióloga e optometrista. Onde foram Realizadas palestras, antropometria, testagens de covid-19, consultas e atividades recreativas nas escolas. Quero agradecer a secretaria de educação, por meio de seus gestores e colaboradores pela parceria e receptividade em cada escola, viabilizando assim o sucesso dessa ação. E parabenizo toda a nossa equipe da saúde pelo excelente trabalho realizado.” disse.

Secretária de Educação, Virgínia Célia

secretária municipal de educação, Virgínia Célia, destacou a importância do programa e do trabalho conjunto das secretarias:

“Somos privilegiados em poder fazer parte e vivenciar este encontro da educação e da saúde, ação voltada às crianças, adolescentes, jovens e adultos, parceria que estabelece relações favoráveis para a convivência social e para e promoção da saúde através da Educação visando à integração e articulação permanente, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população, buscando o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas pública.” falou.