Notícias

Programa Saúde na Escola promove ações de promoção e prevenção em todas as escolas da rede municipal

Data de Publicação: 23/06/2023

A cidade de Alegrete do Piauí, no mês de junho, foi contemplada com a realização de um importante programa de saúde voltado para a comunidade estudantil. O Saúde na Escola, iniciativa da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, teve como objetivo promover a saúde e prevenir doenças, visando proporcionar uma melhor qualidade de vida aos estudantes.

O programa contou com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da área da saúde, incluindo nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, técnicos em saúde bucal, agentes de saúde, dentistas e psicólogos.

A equipe de profissionais esteve presente em diversas instituições educacionais do município.

Nesta quarta-feira, dia 21 de junho, ocorreu a culminância geral da iniciativa, que teve início no dia 07 do mesmo mês.

A realização do evento na Unidade Escolar Maria Juceneuda Maia demonstrou a importância da integração entre saúde e educação na busca por uma comunidade mais saudável e consciente da importância dos cuidados com a saúde desde a infância.

Os professores, em conjunto com a equipe de saúde, realizaram uma pré-triagem dos estudantes, identificando as necessidades individuais de cada um.

Além dos profissionais já mencionados, mais três especialistas se juntaram à equipe, sendo eles uma fonoaudióloga, um optometrista e um especialista em primeiros socorros, que ministrou uma palestra sobre o assunto.

Estiveram presentes na culminância a prefeita Lila Alencar, o secretário de Saúde, Walter Filho, a secretária de educação, Virgínia Célia Alencar, a coordenadora de atenção básica, Brotas Oliveira, o presidente da Câmara Municipal, vereador Luís Carlos e vereadores.

Programa Saúde na Escola 

As ações do programa Saúde na Escola foram realizadas nas seguintes instituições:

U.E Maria Juceneuda Maia, U.E Pedro Cazé (Malhada Alta), U.E Joaquim Pereira Filho (Boa Vista), Creche Tia Osay Maia, Creche Mãe Maria, U.E Tertuliano Sanches Leal, U.E João Jacob de Araújo, Creche Francisco Elpídio Ramos, U.E Antônio Gonçalo (Pocinhos) e U.E Antônia de Sousa Alencar.

Walter Filho

secretário de Saúde, Walter Filho, falou sobre o sucesso do programa e a importância das ações para os estudantes:

“O PSE foi um sucesso graças a competência dos nossos profissionais da saúde e educação de Alegrete. Levamos nossas equipes multiprofissionais para todas as escolas do município, os profissionais da educação foram super competentes e solícitos, fomos muito bem recebidos em todas as escolas. Todos se prepararam para receber a equipe da saúde cuminando no sucesso destas ações. Parabenizo toda a nossa equipe da saúde pelo brilhante trabalho que vem fazendo. E agradecemos a todos os profissionais da educação pela dedicação, empenho e receptividade. A saúde e educação de Alegrete caminham de mãos dadas para trazer mais qualidade de vida para a população”

Brotas Oliveira

coordenadora da atenção básica, Brotas Oliveira, expressou sua gratidão pelas ações realizadas com sucesso nas escolas, destacando que o objetivo de contemplar todas as crianças foi alcançado graças à parceria com a Educação e com as famílias.

“Ficamos imensamente gratos pelas ações realizadas nas escolas. Conseguimos atingir o nosso objetivo que é contemplar todo o público alvo que são as crianças das escolas, através da parceria com a Educação e com as famílias. E só tenho a agradecer tanto aos profissionais envolvidos quanto a gestão municipal que não mede esforços para atender os nossos pedidos. Agradeço as equipes do PSF, do NASF, ao secretário Walter Filho, a nossa prefeita Lila Alencar e a todos os colaboradores.”

Virgínia Célia

Virginia Célia, secretária municipal de educação, ressaltou a importância dessa parceria entre a educação e a saúde, enfatizando que a ação beneficiou crianças, adolescentes, jovens e adultos, promovendo relações favoráveis para a convivência social e a promoção da saúde por meio da educação.

“Somos privilegiados em poder fazer parte e vivenciar este encontro da educação e da saúde, ação voltada às crianças, adolescentes, jovens e adultos, parceria que estabelece relações favoráveis para a convivência social e para e promoção da saúde através da Educação visando à integração e articulação permanente, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população, buscando o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas”

Veja imagens!

                                                                                                                       

                                                               



PREFEITURA MUNICIPAL DE ALEGRETE DO PIAUÍ

CNPJ: 41.522.152/0001-31

  • Rua Gregório Ramos, 94 - Bairro: Centro - CEP: 64.675-000 - ALEGRETE DO PIAUÍ/PI
  • Telefone: (89) 3436-1120
  • E-mail: pmalegretepi@yahoo.com.br