Prefeitura de Alegrete do Piauí promove atividade educativa em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo

Data de Publicação: 15/04/2024

Nesta segunda-feira, 15 de abril, a Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, dedicou esforços para celebrar o Dia Nacional da Conservação do Solo. A comunidade foi convidada a participar de uma série de atividades educativas voltadas para a conscientização sobre a importância vital do solo para nossa existência, agricultura, biodiversidade e ecossistemas.

O Dia Nacional da Conservação do Solo, estabelecido pela Lei Federal n.º 7.876, de 13 de novembro de 1989, é uma homenagem ao nascimento de um proeminente conservacionista estadunidense, cujo legado continua a inspirar a proteção e preservação dos recursos naturais em todo o mundo.

No Brasil, a questão da degradação do solo é um desafio crucial, com impactos significativos na segurança alimentar, na biodiversidade e no equilíbrio climático. Reconhecendo a urgência dessa causa, o Conselho Federal de Biologia (CFBio) destaca a importância do Dia Nacional da Conservação do Solo como um momento de reflexão e ação para a proteção desse recurso fundamental.

As atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente incluiu a divulgação de materiais informativos sobre técnicas de conservação do solo, manejo sustentável da terra e importância da preservação dos ecossistemas locais.