Data de Publicação: 12/08/2022

Secretarias de Assistência Social e Saúde de Alegrete do Piauí promovem evento alusivo ao Agosto Dourado – Mês do Aleitamento Materno.

A prefeitura municipal de Alegrete do Piauí, através das secretarias de Saúde e Assistência Social, realizou na tarde desta quinta-feira (11) em evento alusivo ao Agosto Dourado – Mês do Aleitamento Materno.

A campanha é uma iniciativa preconizada pelo Ministério da Saúde (MS). O mês é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Gestantes e puérperas da sede e zona rural do município acompanhadas pelos profissionais de Saúde e integrantes dos programas sociais da Assistência Social, como o Criança Feliz e o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), estiveram presentes no plenário da Câmara Municipal.

Também participaram do evento a secretária de assistência social, Ariane Santos, o secretário de saúde, Walter Ramos, a coordenadora da atenção primária a saúde, Jannaina Alencar e demais profissionais de ambas Pastas.

Palestra ministrada pelo Dr. Sérgio Feitosa durante roda de conversa com gestantes

Durante o evento, as participantes puderam assistir a uma palestra ministrada virtualmente pelo médico pediatra de Picos-PI, Dr. Sergio Feitosa. Na oportunidade, o médico esclareceu dúvidas das gestantes sobre amamentação e orientou sobre cuidados e mitos e verdades sobre o aleitamento materno.

Logo após, ocorreu a entrega de enxovais para mamães atendidas pelo programa Criança Feliz, da Assistência Social.

Secretária de Assistência Social, Ariane Santos

A Secretária de Assistência Social, Ariane Santos, destacou a importância do programa Criança Feliz. A iniciativa promove o acompanhamento através de visitas domiciliares a gestantes, crianças de até 03 anos, e também crianças de até 06 anos com algum tipo de deficiência:

“As mães acompanhadas pelo Criança Feliz, que fazem o pré-natal corretamente e participam de todas as atividades da Assistência Social recebem no oitavo mês da gestação os kits de enxovais para os bebês. Essa foi uma oportunidade de trazer o nosso público-alvo para esse importante evento sobre amamentação e também coroar o dia da gestante com a entrega desses enxovais” disse.

Jannaina Alencar

Coordenadora da Atenção Primária a Saúde, Jannaina Alencar, ressaltou positivamente a realização do evento:

“Foi um momento bem instigante, onde muitas dúvidas foram esclarecidas junto ao Dr. Sérgio e também uma oportunidade para reforçar a campanha da importância da amamentação. Tivemos além da entrega dos enxovais, a entrega de brindes para as mamães e esse foi um momento valioso. Nós tivemos o apoio e parceria da secretaria de saúde através das estratégias de Saúde da Família e dos agentes comunitários de saúde, assim como a Assistência Social através do programa Criança Feliz.” falou.

Veja imagens!