Secretaria de Saúde de Alegrete do Piauí promove capacitação para agentes de saúde e digitadores

Data de Publicação: 15/05/2021

A Prefeitura de Alegrete do Piauí através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta última sexta-feira (14), para os Agentes Comunitários de Saúde e digitadores da pasta um “Curso Prático do Aplicativo e-SUS AB Território”.

A formação teve como objetivo capacitar os profissionais para melhor uso dos sistemas, e foi ministrada pelo Técnico de Sistemas, Paulo Calebe Ribeiro Dias da Smart Stage, com duração de 08 horas.

Durante a ocasião, os profissionais abordaram sobre Conteúdo Programático, com apresentação do módulo ‘Aplicativo e-SUS AB Território; e abordaram os conceitos e orientações práticas para uso do aplicativo, abrangendo informatização e atualizações dos sistemas.

A Secretária Municipal de Saúde, Anna Carla, falou sobre a importância do encontro, e do Programa Previne Brasil que visa apoiar a informatização das Unidades de Saúde e a qualificação dos dados da Atenção Primária à Saúde de todo o país, e destacou que a capacitação é de suma importância para que o município consiga continuar prestando a seus usuários, mais qualidade e acesso aos serviços de saúde.

“Com o novo financiamento – Previne Brasil, tivemos muitas mudanças de formato de trabalho, de sistemas, de condutas nesse novo cenário, e é importante que eles estejam sempre acompanhando e aptos para tal. Estamos sempre unidos com a gestão municipal, buscando novos ensinamentos, apostando nos nossos profissionais e nos dedicando junto a eles na realização de todos os trabalhos”, disse Anna Carla.

O encontro visou aprimorar o conhecimento dos profissionais no cadastramento de território, bem como melhorar a qualidade da informação e gestão de cuidados dos usuários atendimentos pelo Sistema Único de Saúde.

_Programa Previne Brasil

O Programa Previne Brasil contém medidas de financiamento para a atenção primária no SUS, bem como novas diretivas para o funcionamento do SUS, reformulando estratégias de gestão com foco na maior assistência aos usuários. Os Indicadores de Desempenho integram o Programa Previne Brasil, que reformulou o financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS). Um dos componentes que fazem parte do repasse mensal aos municípios é o pagamento por desempenho, cujo incentivo financeiro é calculado com base nos resultados de indicadores de atendimento das equipes de saúde.

O monitoramento desses indicadores permite que a gestão federal, estadual, municipal e profissionais de saúde avaliem o acesso e a qualidade dos serviços prestados pelos municípios, viabilizando, assim, a implementação de medidas de aprimoramento das ações no âmbito da Atenção Primária à Saúde, além de ser um meio de dar mais transparência aos investimentos na área da saúde para a população.