Profissionais da Assitência Social e limpeza pública participam de palestras sobre meio ambiente

Data de Publicação: 20/06/2022

Com o intuito de promover a conscientização nas questões relacionadas ao meio ambiente, a Prefeitura Muncipal de Alegrete realizou duas palestras no dia 15 de junho na Unidade Escolar Antônia Sousa de Alencar.

Uma das palestras foi direcionada para os profissionais da Secretaria de Assitência Social que tinha como tema “Meio ambiente e o trabalho do assistente social”. A outra foi direcionada para os profissionais da limpeza pública do município tendo como tema “O papel da limpeza pública para a manutenção do meio ambiente saudável”.

O engenheiro agronômico, Thomas Pedro Sá e Silva foi o palestrante responsável.

Profissionais da Assistência Social:

Com estes profissionais, a secretária de Assistência Social abriu o momento agradecendo a presença de todos e reforçando a importância de eventos como este.

Logo depois, Thomas iniciou sua fala abordando o que é meio ambiente, relação entre o trabalho e os serviços socioassisntenciais e meio ambiente, papel do assistente social e o meio ambiente.

O engenheiro ainda entrou nas seguintes temáticas: desenvolvimento sustentável, legislação e normas ambientais e assistente social e a administração pública. Todos os conteúdos foram trabalhados de maneira participativa através de debates com os participantes trazendo suas experiências e relatos.

Profissionais da limpeza pública:

Com estes profissionais, o palestrante iniciou com uma introdução sobre o que é meio ambiente, gestão de resíduos e a Lei n° 12.305/2010, que institui a política nacional de resíduos sólidos.

Na oportunidade, os ouvintes realizaram um diagnóstico dos principais problemas ambientais do município e como eles poderiam ser solucionados.

Ainda foram abodados os demais assuntos: reciclagem, importância da coleta seletiva, gerenciamento de resíduos sólidos urbanos e tempo de decomposição dos resíduos.