Jornada Pedagógica da Educação de Alegrete do Piauí promove formação do PPAIC com ampliação do programa para as creches

Data de Publicação: 02/08/2023

Nesta quarta-feira, 02 de agosto, durante a programação da Jornada Pedagógica da Educação de Alegrete do Piauí, diretores e coordenadores participaram da abertura da formação do PPAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa).

O evento marca o início do 2º semestre letivo da rede de educação municipal e trouxe importantes novidades para a área da Educação Infantil.

PPAIC

O programa PPAIC, é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí, que visa garantir que todos os alunos do estado alcancem, até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, o domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático, preparando-os para avançar nos estudos de forma autônoma.

Uma das principais novidades é a ampliação do programa, que passa a abranger também crianças de 0 a 3 anos nas creches, por meio do Pacto Pelas Crianças do Piauí.

Essa expansão trará suporte e metodologias para melhorar os resultados desde a primeira infância. Ao todo, serão beneficiadas cinco creches em Alegrete do Piauí, sendo duas na sede e três na zona rural.

Secretário Estadual de Educação, Washington Bandeira

Durante a Aula Inaugural, transmitida ao vivo através do Canal Educação, o secretário estadual de educação Washington Bandeira e a primeira-dama Izabel Fonteles marcaram presença, destacando a importância do PPAIC e fortalecendo seu objetivo de ampliação.

O PRO Alfabetização, que compõe o PPAIC, conta com cinco eixos, visando o fortalecimento da aprendizagem, gestão municipal e escolar, cooperação, articulação e incentivo, comunicação e engajamento, além da avaliação externa e monitoramento para garantir o sucesso do programa.

Equipe responsável pelo PPAIC

A equipe do programa é composta pela Coordenadora municipal do PPAIC, Aparecida Dias, a Coordenadora do Ciclo de Alfabetização,  Francisca Antônia e a Formadora da Educação Infantil, Cleiane.

Essas profissionais desempenham papéis importantes no desenvolvimento e implementação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) no município, trabalhando em conjunto para garantir o sucesso das ações e estratégias relacionadas ao programa, visando o fortalecimento da aprendizagem das crianças e o cumprimento das metas educacionais estabelecidas.

Coordenadora municipal do PPAIC, Aparecida Dias

Coordenadora municipal do PPAIC em Alegrete, Aparecida Dias, explicou que a formação é continuada e acontecerá de forma presencial a cada dois meses.

A coordenadora também falou sobre a importância da ampliação do programa para atender as crianças das creches:

“Essa mudança irá dar uma ampliação. Como estávamos pegando os alunos somente a partir do PRÉ 1 e PRÉ 2, as creches ficavam sem suporte. A partir de agora iremos trabalhar em parceria na sequência de metodologia, metas e estratégias para melhorar os resultados.” disse.

Virgínia Célia

Secretária Municipal de Educação de Alegrete do Piauí, Virgínia Célia Alencar, destacou a relevância da Jornada Pedagógica como um momento de planejamento, motivação e alinhamento de objetivos para a Educação municipal.

“Esse é um momento de reencontro de toda equipe da Educação. É um momento de fazermos um planejamento mais concreto, de debatermos assuntos sobre o que está acontecendo na Educação. Tentamos colocar em prática os projetos que já estamos desenvolvendo. É um espaço de motivação, para abraçar a todos e realinhar os objetivos pertinentes para o município. É um alavancar dos pontos importantes para a nossa Educação. Procuramos nos unir para fazer o melhor.” disse.

Com a ampliação e fortalecimento do PPAIC, Alegrete do Piauí busca proporcionar uma educação de qualidade desde os primeiros anos, preparando as crianças para um futuro acadêmico sólido e promissor. A parceria entre o governo estadual e os municípios reforça o compromisso com o desenvolvimento educacional do estado.

Veja imagens!