JANEIRO BRANCO | Saúde de Alegrete do Piauí realiza ações em prol da saúde mental e emocional

Data de Publicação: 22/01/2022

Com o objetivo conscientizar os funcionários públicos sobre a importância de cuidar da saúde mental e emocional, a Secretaria Municipal de Saúde de Alegrete do Piauí, através do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), realizou visitas aos órgãos públicos municipais para falar sobre a campanha ‘Janeiro Branco’.

O Janeiro Branco é uma campanha que tem como intuito chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas, e neste ano traz como tema: “O mundo pede saúde mental!”.

Durante os encontros, a idealizadora da ação, a psicóloga do NASF, Rayane Coelho, falou sobre a campanha e seu objetivo, bem como destacou a importância das pessoas buscarem ajuda profissional.

As visitas foram realizadas nas UBS’s Miguel Pereira Neto e Maria Francina de Alencar, Secretarias de Educação e Assistência Social, Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, Prefeitura Municipal e setor de Vigilância Sanitária.

A psicóloga Rayane, conta como surgiu à ideia. “Como trabalho no NASF, tive a ideia de iniciar as ações do núcleo realizando a Campanha Janeiro Branco com os funcionários públicos, e comecei visitando os órgãos, pois os funcionários também precisam se cuidar para poder cuidar de quem os procuram nas repartições públicas. Cuidar de quem cuida da gente!”.

Rayane Coelho, ainda agradece a Secretaria de Saúde, em nome da secretária Anna Carla, por todo apoio e suporte para realização da ação: “Levei a ideia para a secretária de Saúde, e ela gostou e apoiou a causa disponibilizando todo material que precisei, e também me acompanhou em algumas repartições. Essas ações foram apenas uma passo para falar sobre saúde mental, mas falar e trabalhar o tema durante todo o ano”.

Nos encontros, ainda foram entregues lembrancinhas e chocolates simbolizando a importância dos cuidados com a saúde mental.

Em Alegrete do Piauí, as pessoas que necessitarem de atendimentos psicológicos por meio da Saúde, devem solicitar o encaminhamento médico, da enfermeira ou de um profissional, levar para até recepção do Posto para ser agendando no NASF, o dia e horário de atendimento psicológico.

O atendimento com a psicóloga do NASF, Rayane Coelho, acontece nas terças e quintas, durante manhã e tarde. O NASF fica localizado na UBS Miguel Pereira Neto, em frente ao campo de futebol.