Notícias

Em dia histórico para a Educação, Alegrete do Piauí celebra inaugurações de obras de infraestrutura e escola integral com a presença do governador Rafael Fonteles

Data de Publicação: 08/07/2023

Alegrete do Piauí viveu um dia de celebração neste sábado (08) com a entrega de obras de infraestrutura e educação pela gestão da prefeita Lila Alencar. As inaugurações contaram com a presença ilustre do governador do estado, Rafael Fonteles.

O governador Rafael Fonteles realizou uma visita pela região de Picos, onde inaugurou obras em quatro municípios com o objetivo de promover melhorias nas áreas de saúde, educação, mobilidade e realizar visitas técnicas.

Alegrete do Piauí se destacou com a inauguração de três projetos de grande relevância. O primeiro deles foi a pavimentação asfáltica, uma obra realizada pela Secretaria de Transportes (SETRANS) que trouxe benefícios significativos para a mobilidade e qualidade de vida dos moradores.

A segunda obra entregue foi a Academia Acessível, um projeto desenvolvido pela Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID). Essa academia, adaptada para pessoas com deficiência, tem como objetivo promover a inclusão e possibilitar o acesso à prática de atividades físicas para todos os cidadãos.

A terceira inauguração foi a da reforma da Praça Municipal em frente a Delegacia, um espaço revitalizado que proporcionará lazer, convívio social e integração à comunidade. Essa iniciativa traz um novo ambiente para o município, promovendo o bem-estar dos moradores.

Além das obras de infraestrutura, foi inaugurado o Centro Educacional de Ensino Técnico e Integral Antônia de Sousa Alencar (CETI), um complexo educacional de grande importância. O CETI abrigará mais de 400 estudantes e se tornará um polo da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), oferecendo ensino fundamental e médio integral, Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e cursos técnicos.

O centro educacional conta com uma infraestrutura de ponta e é o primeiro entregue no Piauí. O prédio dispõe de laboratório de informática, curso técnico em administração para o 1º ano do ensino médio, duas turmas para o 2º ano do ensino médio com cursos técnicos de Comércio e Contabilidade, laboratório de ciências, cozinha e refeitório, laboratório de mediação tecnológica, biblioteca. Além disso, o espaço conta com oito salas de aula, espaço de convivência, quadrapoliesportiva e um auditório com capacidade para 150 pessoas e acessibilidade para pessoas com deficiência.

diretora Maria do Socorro Coelho expressou sua satisfação com toda essa infraestrutura, afirmando que ela proporcionará um ensino de qualidade e mais motivador. Ela mencionou que o centro educacional já recebeu transferências de alunos de outros lugares em busca desse ensino de excelência.

“Toda essa infraestrutura vai proporcionar um ensino de qualidade e um ensino mais motivado, já recebemos até transferências de alunos de outros lugares para cá.” disse.

Essa parceria entre o governo estadual e municipal fortalecerá o acesso à educação de qualidade e o desenvolvimento educacional da região.

A inauguração contou com a presença do governador Rafael Fonteles, da prefeita Lila Alencar, do vice-prefeito Manoel de Zé Pedro, dos ex-prefeitos Márcio Alencar e Edilton Alencar, do secretário estadual de educação, Washington Bandeira, do secretário estadual da pessoa com deficiência, Maurinho, dos deputados estaduais Georgiano Neto e Ana Paula, assim como do presidente da Câmara Municipal, vereador Luís Carlos, dos vereadores municipais e prefeitos de outros municípios da região.

Prefeita Lila Alencar

prefeita Lila Alencar expressou seu orgulho pela inauguração do CETI, que leva o nome de sua mãe, primeira professora da rede estadual de Alegrete, e destacou a importância desse investimento para o futuro da cidade.

 “A inauguração do CETI muito minha orgulha. Por receber o nome da minha mãe, primeira professora da rede estadual de Alegrete e isso me lembra os seus ensinamentos de progresso e crescimento que só a Educação permite. Minhas palavras são de agradecimento a Deus pela oportunidade, e pela luta incansável do nosso ex-prefeito Márcio Alencar por tamanha conquista. Esse centro Educativo é mais do que um espaço formativo é um grande investimento no futuro da nossa cidade.”

Márcio Alencar

ex-prefeito Márcio Alencar agradeceu a obra de magnitude sem explicação, ressaltando que o centro educacional formará muitos estudantes talentosos. Márcio expressou sua gratidão à ex-deputada Rejane Dias por ter viabilizado a construção do colégio enquanto secretária de educação.

 “Alegrete está muito agradecida por essa obra de uma magnitude sem explicação. Não é só uma obra física, mas um espaço que vai formar muitos doutores. Quero agradecer a ex-deputada Rejane Dias por nos ter proporcionado esse colégio ainda enquanto secretária de educação. As palavras de hoje são só de gratidão.” disse.

Secretário Estadual de Educação, Washington Bandeira

secretário estadual de educação, Washington Bandeira, enfatizou que estão sendo oferecidas mais e melhores oportunidades para os jovens do Piauí realizarem seus sonhos, conquistarem seus objetivos e desenvolverem suas vidas e comunidades.

 “Nós estamos dando mais e melhores oportunidades para os jovens do Piauí a realizarem os seus sonhos, a conquistarem os seus objetivos e adentrarem no mercado de trabalho e desenvolverem as suas vidas e as das suas comunidades.”

Rafael Fonteles

governador Rafael Fonteles expressou sua gratidão ao povo de Alegrete do Piauí e destacou a inauguração daquela que é considerada a melhor escola pública estadual do estado. O gestor ressaltou sua paixão pela educação, baseada em sua própria história de vida, e enfatizou a importância de investir na educação para transformar vidas.

O governador também reafirmou seu compromisso de resolver o problema da água em Alegrete, uma obra que pretende realizar durante seu mandato.

“Estamos aqui nos 06 meses de mandato em retribuição ao carinho desse povo e para inaugurar essa que é a melhor escola pública estadual do Piauí. A educação é minha paixão e tem a ver com minha história de vida. É preciso apostar na Educação para transformar vidas e eu não vou descansar enquanto a nossa Educação do Piauí não for a melhor do Brasil. Além disso, eu não termino o meu mandato sem resolver o problema da água de Alegrete, essa é a obra que eu vou fazer por essa terra e é meu compromisso de campanha.” disse.



PREFEITURA MUNICIPAL DE ALEGRETE DO PIAUÍ

CNPJ: 41.522.152/0001-31

  • Rua Gregório Ramos, 94 - Bairro: Centro - CEP: 64.675-000 - ALEGRETE DO PIAUÍ/PI
  • Telefone: (89) 3436-1120
  • E-mail: pmalegretepi@yahoo.com.br