Devido à pandemia, professores da educação infantil de Alegrete visitam novos alunos ingressos das escolas do município

Data de Publicação: 13/03/2021

Professores da Rede Municipal de Ensino em Alegrete do Piauí, fizeram visitas aos novos alunos recém ingressos nas escolas do município. O tema da ação foi “Meu 1º dia de aula”. Durante as visitas os professores adotaram todas as medidas de prevenção à Covid-19 quanto ao uso de máscaras e álcool em gel.

A coordenadora pedagógica do Ensino Infantil de Alegrete do Piauí, Noêmia Ferreira, destacou que para ter o contato com os alunos seria inviável levá-los paras as escolas por conta da pandemia. A docente destacou que foi elaborado um levantamento através das matrículas dos alunos e os bairros em que residem.

“Confeccionamos um cartaz com a frase “Meu 1º dia de aula”, chamamos os professores e confeccionamos uma pequena lembrancinha bem simples e singela. Entregamos pipocas, pirulitos, kits escolares com lápis, coleção [lápis de cor] e apontador”, destacou.

“Para essa ação informamos através de um grupo de Whatsapp que estão as turmas sobre os dias e horários em que as equipes iriam passar nas residências conhecendo as crianças e tirando fotos com os professores”, acrescentou a coordenadora.

A ação contemplou a Unidade Escolar Mãe Maria, com a turma das professora Tia Rosália, Tia Aparecida e Tia Emanuella; U. E. Francisco Elpídio que tem à diretora Leila, onde participaram as professoras: Francisca Chiquinha, Kaliane, Franciele, Preta e Emanoela; e a creche Tia Osay Maia.

PUBLICIDADE

“As outras escolas todos os grupos de professores estiveram envolvidos”, completou a coordenadora de Ensino Infantil Noêmia Ferreira.

Na ação da creche Tia Osay Maia, participaram as professoras: Emanuela, Cleiane, Railene, Valkécia e a diretora Amanda, Kerenlice. Amanda Patrícia que é diretora da Creche Tia Osay Maia explicou que o objetivo das visitas foi conhecer e promover o elo entre alunos e professores, onde na ocasião também foram distribuídos mimos – lembrancinhas.

“O objetivo dessa visita é que o professor conheça o rostinho de cada criança e que cada criança conheça seu professor. Tivemos a ideia em visitar porque tem alunos novatos que nunca foram até a escola e não conhecem os professores e nem os professores conhecem eles. Então pensamos em uma forma de ir até eles já que eles não podem ir até à escola. Essa é uma visita para selar esse elo entre escola e família. Essa foi um ideia da coordenação juntamente com os professores”, explica.

A secretária de Educação, Virgínia Célia, destaca que a ação é de grande importância para que assim as crianças tenham mais confiança e ingressem com maior entusiasmo.

Secretária de Educação, Virgínia Célia, durante a Jornada Pedagógica de Alegrete do Piauí.

“Essa ação pensada pela coordenação juntamente com os professores facilita o convívio dos alunos, uma vez que mesmo com as aulas remotas eles fiquem mais desinibidos. Esse contato inicial serve para que os professores conheçam seus alunos e os alunos conheçam seus professores”, destacou a secretária de Educação de Alegrete do Piauí.

PUBLICIDADE

A prefeita Lila Alencar, parabenizou os professores e toda equipe que teve a ideia. A prefeita, como educadora, enalteceu a iniciativa e afirmou que foi muito bem pensada, tendo em visita que esse elo vai repassar mais segurança para os alunos que estão chegando.

Prefeita Lila Alencar fala sobre a importância da ação

“Esse primeiro contato vai proporcionar a eles segurança, pois vivemos em um período em que não se pode ter aulas presenciais e com essa visita que foi feita com os cuidados necessários em usar máscaras e álcool gel, é uma forma de despertar neles o sentimento confiança e de se sentirem representados”, destacou a prefeita Lila Alencar.

Em Alegrete do Piauí as aulas iniciaram no último dia 08 de março de forma remota. Cerca de 780 alunos estão matriculados na rede de ensino do município.