Candidatos a Conselheiros Tutelares em Alegrete do Piauí são Divulgados

Data de Publicação: 08/08/2023

Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) de Alegrete do Piauí promoveu uma reunião na tarde dessa segunda-feira (07), para o processo de escolha dos futuros conselheiros tutelares.

O encontro, conduzido pela Secretária de Assistência Social Ariane Santos, trouxe importantes definições para a condução do processo eleitoral. A secretária esclareceu dúvidas e explicou para os candidatos o cronograma do processo eleitoral e também falou sobre o as normas e regras para a campanha e para o dia da votação.

Os trabalhos foram embasados no Edital n° 01/2023, estabelecendo as diretrizes para a seleção dos membros do Conselho Tutelar que atuarão no município no período de 2024 a 2028.

Com um total de 11 candidatos, a cidade se prepara para eleger cinco conselheiros efetivos e cinco suplentes, reforçando o compromisso com a proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes.

O processo de escolha iniciou em fevereiro, abrangendo diferentes etapas como o lançamento do edital, inscrições, avaliações e provas.

No encontro dessa segunda-feira, os candidatos habilitados tiveram a oportunidade de escolher seus nomes e números de urna, marco importante para o início da campanha.

Que foram definidos da seguinte maneira:

1. Géssica Maria – Número: 60
  2. Luzia Oliveira – Número: 78
  3. Maria Frankjany – Número: 32
  4. Sandra Oliveira – Número: 73
  5. Célio Silva – Número: 86
  6. Lynnara Alencar – Número: 25
  7. Majeane Lima – Número: 66
  8. Marta Valentina – Número: 56
  9. Josinalda Araújo – Número: 46
  10. Marilene Sousa – Número: 20
  11. Josa do Zé – Número: 88

Secretária de Assistência Social, Ariane Santos

De acordo com a Secretária Ariane Santos, a campanha para o Conselho Tutelar tem como foco principal a promoção da cultura do entendimento, resolução de conflitos e a proteção dos direitos das crianças e adolescentes. A secretária destaca que essa abordagem se diferencia completamente de uma campanha político-partidária, enfatizando a ausência de troca de benefícios ou benesses aos eleitores

“A campanha do Conselho Tutelar trabalha principalmente a cultura do entendimento, da resolução de conflitos e da proteção dos direitos das crianças e adolescentes, o que difere completamente de uma campanha político-partidária, com muitas regras, sem troca de benefícios ou benesses aos eleitores e focada no diálogo com a sociedade e na importância do papel dos conselheiros para proteção. Até agora o nosso processo é tranquilo, os candidatos estão cumprindo todas as etapas conforme preconizado pela Comissão.” disse.

Com um processo eleitoral pautado na transparência e nas diretrizes estabelecidas pela Comissão do CMDCA, o município se encaminha para a etapa de cadastro de fiscais em setembro, bem como o treinamento dos envolvidos na realização das eleições que estão agendadas para o dia 01 de outubro, com horário de votação das 08h às 17h.

Imagens!