Assistência Social de Alegrete do Piauí realiza roda de conversa sobre Autismo

Data de Publicação: 19/04/2023

Secretaria Municipal de Assistência Social de Alegrete do Piauí, em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação, realizou nesta terça-feira, 18, uma roda de conversa sobre o autismo, como parte do mês de conscientização sobre a temática. O evento, que teve como tema “Conheça – Entenda – Respeite – Inclua”, ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores.

Estiveram presentes na roda de conversa a prefeita Lila Alencar, o presidente da Câmara Municipal, vereador Luís Carlos, a secretária de Assistência Social, Ariane Santos, o secretário de Saúde, Walter Ramos, servidores da Educação, Assistência e Saúde, mães e pais atípicos do município, de Fronteiras e Campo Grande, além de gestantes do Programa Criança Feliz.

Anderson Sousa

O evento contou com uma palestra do psicólogo da 16ª Gerência Regional de Educação da rede estadual, Anderson Sousa, que falou sobre a importância da valorização das crianças para melhor desempenho.

Integrantes do grupo de pais e mães atípicos de Fronteiras

Integrantes do grupo de mães e pais especiais de Fronteiras também palestraram sobre autismo e os desafios da maternidade atípica, compartilhando experiências sobre a criação de crianças atípicas.

Professora Leilian Alencar

professora Leilian Alencar compartilhou relatos do cotidiano da Educação de crianças neuroatípicas e sobre a importância da identificação para o diagnóstico médico.

Secretária de Assistência Social, Ariane Santos

Secretária de Assistência Social, Ariane Santos, falou sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros serviços oferecidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) a pessoas com autismo, como a emissão de carteiras de identificação, de transporte, estacionamento e vale cultura.

“Muita gente tem dúvidas sobre o BPC, principalmente para pessoas com autismo. Além dos documentos necessários, o laudo, também é necessário o critério da renda, estar inscrita no Cadastro Único. Por isso, procurem o CRAS, estamos lá para orientar. Boa parte das crianças autistas de Alegrete já tem o BPC.” disse a secretária.

No final do evento, gestantes do Programa Criança Feliz receberam kits gestantes.