Assistência Social de Alegrete do Piauí Promove XII Conferência Municipal com Enfoque na Reconstrução do SUAS

Data de Publicação: 23/08/2023

A Secretaria de Assistência Social de Alegrete do Piauí reuniu autoridades, representantes da sociedade civil e profissionais da área para realizar a XII Conferência Municipal de Assistência Social na manhã desta terça-feira, dia 22.

O evento ocorreu no plenário da Câmara Municipal e teve como tema central “Reconstrução do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) – o SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

A conferência contou com a presença da Prefeita Lila Alencar, do presidente da Câmara Municipal, vereador Luís Carlos, da vereadora Caetana Oliveira, do vereador Biano, de secretários municipais, Assistentes Sociais, agentes de Saúde, representantes da Educação e da Saúde, e Visitadores do programa Criança Feliz.

Lila Alencar

Prefeita Lila Alencar incentivou ativamente a participação da sociedade na conferência, destacando a importância da Assistência Social para aqueles que mais necessitam.

“Apesar dos recursos limitados e das cobranças que a Assistência Social enfrenta, o órgão tem representado a classe que possui menos recursos. Tudo o que podemos desenvolver e fazer pelas pessoas de Alegrete através do nosso trabalho na Assistência, nós fazemos.”

Presidente da Câmara, vereador Luís Carlos

presidente da Câmara Municipal, vereador Luís Carlos, enfatizou a relevância do evento para o município, expressando sua esperança de que propostas construtivas surgissem da conferência. O Vereador também parabenizou a Assistência Social pelo seu notável trabalho em Alegrete.

“Esse é um momento muito importante para o município, esperamos que seja proveitoso e que daqui saiam projetos para o nosso município. E parabenizo a Assistência Social pelo belíssimo trabalho que está desenvolvendo em Alegrete.”

Os trabalhos da conferência foram divididos em cinco eixos norteadores, que abordaram questões cruciais para a Assistência Social:

1. Financiamento: Discussão sobre financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão comprometida com a garantia dos direitos socioassistenciais, levando em consideração as especificidades regionais do país.
  2. Controle Social: Exploração da qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas.
  3. Articulação entre segmentos: Como potencializar a participação social no SUAS?
  4. Serviços, Programas e Projetos: Abordagem da universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS.
  5. Benefício e Transferência de Renda: Destaque para a importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

Secretária de Assistência Social, Ariane Santos

Secretária de Assistência Social, Ariane Santos, elucidou a importância dos programas sociais e as limitações financeiras da Pasta enfrentadas devido ao desfinanciamento nos últimos anos. A secretária expressou otimismo em relação ao retorno do financiamento.

A conferência prosseguiu com a divisão em grupos de trabalho, nos quais foram apresentadas propostas e eleitos delegados que representarão Alegrete do Piauí na busca por soluções e melhorias na Assistência Social.

Veja imagens!