ALEGRETE DO PIAUÍAssistência Social promove a Páscoa Itinerante para o SCFV e Criança Feliz em Alegrete

Data de Publicação: 30/03/2021

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Alegrete do Piauí através do Centro de Referência da Assistência Social, desenvolveu mais uma atividade de acompanhamento das crianças do Programa Criança Feliz. A “Páscoa Itinerante” contou com o apoio da Prefeitura Municipal, na gestão “Juntos somos mais fortes” da prefeita Lila Alencar, e atendeu também o público do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Nesta segunda-feira, 29 de março, foram entregues kits de proteção contendo máscara, álcool em gel e também alusivo ao período pascoal as crianças receberam um ovo de Páscoa, simbolizando o compromisso de cuidar e desenvolver um trabalho de proteção integral. Foram contempladas 100 crianças com idade até seis anos que integram o programa Criança Feliz e são também assistidas pelo BPC (Benefício de Prestação Continuada).

A ação contou com a presença da assistente social e supervisora do Programa Criança Feliz, Isadora Ramos, que reforçou os cuidados de prevenção e entregou uma cartilha de orientações sobre proteção e cuidados promovendo diversão em seu conteúdo, tratando de forma lúdica para o público assistido.

A supervisora Isadora Ramos revela seu sentimento em participar da ação e trabalhar com crianças.

“Isso faz parte de sonhos porque desde pequena quando eu via alguma criança passando fome ou pedindo, eu chorava e queria fazer alguma coisa. Eu trabalho no programa e sou muito feliz. Eu vejo as necessidades do público-alvo e levo até a secretaria pra gente poder fazer algo por aquela família seja no setor da psicologia, saúde. É multidisciplinar […] fazendo com que as famílias passem a ter renda própria, ou seja, ajudando em todos os âmbitos, procurando meio de trabalho para as famílias”, declarou.

“Eu me jogo muito em prol das famílias carentes e acabo dando o que é pessoal meu. É um programa que amo de coração e assim sou muito realizada, grata a Deus, porque é um programa grandioso que assiste a criança e assim nessa fase da infância é onde desenvolve o psíquico, o comportamento, as questões cognitivas, motoras”, revelou.

Isadora que já fez parte da Infância Missionária e também foi cantora da igreja explica a relevância quando o indivíduo em seus primeiros anos de vida é bem assistido.

“Quando a criança é bem nutrida no aleitamento materno, sendo bem assistida na saúde, na puericultura e também na família, ela tem todas as chances de ser uma criança do bem”, explica. “Eu sou muito realizada por isso”, declarou a supervisora Isadora Ramos.

A secretária de Assistência Social, Ariane Santos, destaca que o momento é delicado por conta da pandemia que restringe atividades presenciais e assim as equipes desenvolvem ações de forma remota para que as crianças continuem assistidas.

“Isso reflete o compromisso de manter os vínculos com as famílias e de reforçar uma mensagem. Além das atividades remotas e dos vínculos que a gente quer manter com as famílias, reforçar nessa mensagem de páscoa não só a lembrança que simboliza no ovo de Páscoa, mas também reforçar os cuidados que as famílias e as crianças devem manter por conta do momento em que vivemos, que é de pandemia. Além disso, todo aquele cuidado da equipe de reencontrar com as crianças e levar um pouco da alegria e uma mensagem de esperança de que tudo vai passar, de que os grupos vão voltar, de que a gente vai voltar a ter os encontros coletivos e que de forma segura as famílias se protejam e, que, nosso retorno será em breve”, disse a secretária Ariane”, destacou a secretária.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

Paralelo ao momento de entrega dos kits nas residências, foi realizado um encontro na sede do CRAS. Desta vez com o público do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que são crianças de 06 a 10 anos e adolescentes de 12 a 16 anos onde os mesmos entregaram as atividades desenvolvidas em casa, de forma remota.

Ariane reforça que o encontro teve o mesmo propósito “de levar a mensagem de confiança e manutenção do vínculo com as crianças e as famílias e a mensagem de que tudo vai passar e logo a gente volta com as atividades normais na assistência social”.

O serviço de convivência em respeito ao decreto funciona de forma remota com atendimento e acompanhamento das famílias. “As atividades que celebram o acompanhamento foram entregues juntamente com os kits e ovos de páscoa”, finalizou a secretária Ariane Santos.

A prefeita Lila Alencar fala sobre a importância da ação e parabeniza os profissionais da assistência social por sempre buscar desenvolver as atividades e dar continuidade à inclusão social de crianças e famílias de Alegrete do Piauí.

“É um trabalho que estão fazendo com todos os cuidados e reforçando eles com a distribuição dos kits de proteção contra o coronavírus. Além disso estamos nos aproximando da páscoa e com isso a ação faz com que as crianças se sintam representadas”, enfatizou a prefeita de Alegrete do Piauí. “Parabéns a equipe da assistência social por sempre se doar ao serviço de inclusão social de crianças e famílias alegretenses”, completou a prefeita de Alegrete do Piauí.

Estiveram presentes: a prefeita Lila Alencar, as orientadoras sociais da Semas, junto com a equipe de atendimento psicossocial fazendo o acolhimento das famílias, entrega das atividades e acompanhamento remoto.