ALEGRETE | Curso trabalha a importância da temática ambiental nas escolas

Data de Publicação: 17/06/2022

A Prefeitura de Alegrete do Piauí por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou um curso no último dia 13 de junho.

Realizado na Unidade Escolar Antônia de Sousa Alencar, o curso com carga horária de 8 h/a teve como público-alvo professores da rede municipal de ensino e servidores da Prefeitura. O objetivo foi apresentar a importância da pauta ambiental que é uma questão que dever ser trabalhada nas escolas para promover a consciência ecológica nos estudantes e juntos – equipe escolar e alunos – trabalhar a temática do meio ambiente na sociedade local.

Ministrado pelo engenheiro agrônomo, Thomas Pedro, o curso trabalhou o tema “a importância do ensino escolar sobre o direito ao meio ambiente para educação ambiental”.

A secretária de Educação, Virgínia Célia, deu boas-vindas, fez a apresentação do curso e do palestrante e agradeceu a todos os participantes.

“É de grande importância trabalharmos essa temática nas escolas porque no dia a dia vai reforçar a conscientização nos alunos. Isso vai servir pra o presente e futuro”, pontua a secretária.

Durante o curso houve momentos para debates e discussões.

A metodologia desenvolvida trabalhou a abordagem sobre a importância da reciclagem e reutilização do lixo, preservação e limpeza dos recursos hídricos, conscientização sobre o lixo na escola e na sociedade, entre outros.

Na ocasião foi aberto espaço para que os professores pudessem relatar o que já foi trabalhado nas escolas para promover a educação ambiental. Houve ainda o debate de novas ideias de possíveis métodos de trabalho com os alunos.

No último dia 10 foi realizada uma passeata de conscientização a respeito da temática pelas principais ruas do município através das Secretarias de Educação e Meio Ambiente com a participação de estudantes, professores, gestores das escolas e a população em geral. Além disso, a passeata marcou a culminância das ações referentes à Semana de Meio Ambiente que foram desenvolvidas em todas as escolas da rede municipal de ensino.